Dr Frederico Bicalho

Veja o mundo com outros olhos!

  
Consultório:
Clínica HCCOOP
Tel:31-32811090

Dúvidas sobre
CATARATA:

   Que é a catarata?
   Quais fatores contribuem na formação da catarata?
   Sintomas
   Tratamento da catarata
   Quando a catarata necessita ser removida?
   Como é a cirurgia?
   O que é lente Intra-Ocular?
   Quais são os tipos de Lente Intra-Ocular?
   Existe muita diferença entre a Lente Intra-Ocular importada e a nacional?
   Como é a recuperação após a cirurgia?

 Quais são os maiores riscos da cirurgia?

São necessários óculos após a cirurgia?

  A catarata pode voltar?
   Quanto custa uma cirurgia de catarata?
  
 
  
 
 
   
  
 
  
  
  
 
  

 







CATARATA


Cuidados antes da cirurgia
(click aqui)

 

 


Cuidados depois da cirurgia
(click aqui)

 

 

Como está a Cirurgia de Catarata no Brasil...

...em relação ao resto do mundo? 

Estamos vivendo em um mundo globalizado, onde as novidades já não demoram a chegar. O acesso às máquinas construídas com tecnologia de ponta alcançam os mais distantes lugares com incrível velocidade. Assim, as boas clínicas oftalmológicas do Brasil apresentam equipamentos cirúrgicos de última geração, podendo ser comparadas às melhores clínicas do mundo!!


 
 
 

 Local da Cirurgia:

 

 Mapa:

 
  Clínica Oculare
Rua Maranhão, 653
Santa Efigênia - Belo Hte - MG
Tel: 31 - 32271911
   
 

Centro de Oftalmologia Avançada
Rua Grão Pará, 737 - 2º andar
Santa Efigênia - Belo Hte - MG
Tel: 31 - 32416347
 

 

 Exames pré-operatórios:

 

Para se submeter à cirurgia da catarata são necessários os exames:
1) ecobiometria
2) microscopia especular
3) Risco Cirúrgico

 Convênios:

 O que é Risco Cirúrgico?

 

Para a realização da cirurgia de catarata, é importante a escolha de uma clínica  que esteja equipada adequadamente. Existem diversas clínicas apropriadas para este fim e a escolha de uma ou outra, muitas vezes, é feita por exigência/indicação do convênio do paciente e não do médico. Discuta este assunto com o seu oftalmologista.

Para se submeter à cirurgia de catarata é necessário que não existam infecções ou disfunções orgânicas que possam comprometer o resultado da cirurgia. Assim, o paciente deve procurar seu Médico Clínico Geral ou Cardiologista. Este deverá fornecer seu parecer por escrito (é este relatório escrito que é chamado "Risco Cirúrgico") liberando ou não para se submeter ao procedimento.

 
Principais dúvidas sobre a catarata
Que é a catarata?

 

A catarata é a opacificação da lente do olho, a qual é conhecida como cristalino.

 

A catarata é a causa a mais comum de cegueira no país. Para as pessoas que possuem acesso à assistência médica, isso não é um grande transtorno, pois a catarata pode ser removida através de cirurgia. NÃO É UMA DOENÇA, mas apenas parte do envelhecimento natural do olho. Quando nascemos, o cristalino é absolutamente transparente e permite que a luz alcance a retina. Com o avançar da idade, essa transparência vai diminuindo, o que ocorre sem que percebamos até a terceira idade. Chega um momento em que a turvação do cristalino já não permite que a luz alcance a retina de forma satisfatória e passamos a não conseguir desempenhar bem nossas atividades habituais, como ler, ver TV, costurar, identificar pessoas, mesmo em uso de óculos atualizados. Esse é o momento adequado para se submeter à extração da catarata. Veja a simulação abaixo:

Após a remoção da catarata, geralmente é realizado o implante de uma lente artificial com a transparência adequada no mesmo procedimento cirúrgico.

 

A idade em que é realizada a cirurgia de catarata varia de acordo com a tendência genética do indivíduo e fatores ambientais os quais fomos submetidos durante a vida. Existem famílias nas quais a indicação para este tipo de cirurgia ocorre muito cedo, em tordo de 50 anos de idade e em outras, somente temos uma opacificação do cristalino significativa próximo aos 90 anos. É quase impossível que um indivíduo alcance os 90 anos de idade com visão absolutamente perfeita, ou seja, sem que tenha indicação para se submeter à extração da catarata.
 

Quais fatores contribuem na formação da catarata?

A formação da catarata não é sabida inteiramente, mas alguns fatores aceleram seu desenvolvimento:

·                                 Idade;

·                                 Exposição à luz ultravioleta;

·                                 Deficiência de proteínas e das vitaminas;

·                                 Fumo;

·                                 Diabetes;

·                                 Uso de medicamentos da classe dos corticóides;

·                                 Traumas oculares;

·                                 Inflamações intra-oculares (uveítes).

Uma criança pode nascer com catarata (Catarata Congênita) o que pode ser provocado por inúmeros fatores e doenças, como a Rubéola.
 

Sintomas

 

·                                 Borramento da imagem;

·                                 Imagens duplicadas;

·                                 Distorção da imagem;

·                                 Visão desigual nos 2 olhos.

Quando a catarata encontra-se em estágio avançado, ela se torna muito brancacenta, de forma que pode ser visualizada a olho nú. Assim, a pupila (orifício na centro da íris) que antes era negra, passa a ficar branca.
 

Tratamento da catarata

Até hoje, não há nenhuma droga, com comprovada ação na “cura” da catarata.

Mesmo assim o mercado vem lançando periodicamente alguns colírios de valor científico muito questionável:
 

Alguns Colírios “Milagrosos” para tratamento da catarata

Click aqui se quizer saber mais sobre esse assunto

Na verdade:
o único tratamento comprovadamente efetivo para a catarata é sua remoção através de cirurgia.
 

Quando a catarata necessita ser removida?

O momento de indicar a cirurgia depende da exigência visual do paciente.

Isso significa que, quando a catarata reduz a capacidade visual de um indivíduo em 10%, ela pode limitar a atividade de um professor que necessita ler muito o dia todo, enquanto que essa perda seria quase imperceptível para um pecuarista. É importante que o paciente auxilie o médico, informando como a baixa progressiva da visão já esta'limitando a realização de suas tarefas do cotidiano. Assim, paciente e médico devem conversar para tomarem juntos a decisão de indicar um tratamento cirúrgico.
 

Como é a cirurgia?

Antigamente essa cirurgia era bem mais complicada. Para se ter uma idéia, até a década de 90, era comum a internação do paciente por alguns dias para se recuperar da cirurgia. Nos dias atuais, com todo o avanço tecnológico, essa cirurgia é de realização ambulatorial, ou seja, dispensa a internação. O paciente vai para casa após a cirurgia, a qual, geralmente, dura menos de 1 hora.

Existem duas técnicas cirúrgicas para a extração da catarata:
1. Facectomia extra-capsular: o cristalino é retirado inteiro, o que necessita de uma incisão maior, no mínimo, do tamanho da catarata.

2. Facoemulsificação:  utiliza um pequeno tubo que entra no olho para triturar a catarata e depois aspirá-la. Com essa técnica, é possível utilizar uma incisão bem pequena (1/3 do tamanho da técnica extra-capsular) para remover a catarata, uma vez que essa não sai inteira, mas aos pedaços. Essa é a técnica mais moderna para a cirurgia de extração da catarata.

Facectomia extra-capsular: a catarata é retirada inteira Facoemulsificação:  a catarata é aspirada aos pedaços

 

O que é lente Intra-Ocular?

Após a extração da catarata geralmente é implantada uma lente artificial no seu lugar (Lente Intra-Ocular = LIO). O "grau" dessa lente é calculado durante um exame chamado Ecobiometria. O objetivo dessa lente é fazer com que o paciente fique com pouco ou nenhum grau nos seus óculos (ou para longe ou para perto) após a cirurgia.

A não colocação da lente durante a cirurgia pode ser uma opção se, durante o procedimento, o cirurgião acreditar não existir suporte adequado para sua manutenção e estabilidade. Trata-se de um julgamento de risco/benefício. Da mesma forma, o cirurgião pode alterar o tipo da lente a ser implantada para selecionar uma que forneça maior estabilidade dependendo das circunstância encontradas durante a cirurgia.
 

Quais são os tipos de Lente Intra-Ocular?

A lente intra-ocular pode ser do tipo Rígida ou Dobrável. A lente dobrável é geralmente preferida nos casos de Facoemulsificação, por serem injetadas por uma incisão pequena, tornando a recuperação pós-operatória mais rápida.
 

Existe muita diferença entre a Lente Intra-Ocular importada e a nacional?

À medida que o tempo passa e a globalização avança, a indústria nacional vai se aperfeiçoando, de forma que as diferenças entre as lentes nacionais e as importadas vão ficando muito pequenas.
 

Como é a recuperação após a cirurgia?

O tempo de recuperação da visão após a cirurgia é bastante variável de pessoa para pessoa, dependendo de capacidade de cicatrização de cada um, tepo de cirurgia, etc. Normalmente a visão começa a se recuperar com poucos dias a semanas. Geralmente o desconforto pós-operatório é mínimo. Se ocorrer dor intensa no pós-operatório, o médico deve ser notificado para melhor orientação.
 

Quais são os maiores riscos da cirurgia?

As complicações da cirurgia de catarata são raras, mas podem ser devido a infecção, hipertensão ocular, sangramentos, deslocamento da lente intra-ocular, inflamações severas, etc. Felizmente, o tratamente adequado consegue controlar quase a sua totalidade. É importante que o paciente comunique ao médico o MAIS RÁPIDO POSSIVEL se estiver acontecendo alguma anormalidade: a visão que estava melhorando começa a piorar, dor ocular intensa, vermelhidão ocular importante, traumas, não utilização adequada de medicação, etc. Quanto antes iniciar um tratamento, melhores serão as chances de controle da complicação ocorrida.
 

São necessários óculos após a cirurgia?

A lente Intra-Ocular tem seu "grau" calculado para que o paciente fique com pouco grau ou para longe ou para perto. Assim, muitos passar a não precisar de óculos para muitas de suas atividades cotidianas. Normalmente, um óculos de leitura é necessário para letras pequenas.
 

A catarata pode voltar?

A catarata não volta. Mas em aproximadamente 25% dos pacientes que se submetem à cirurgia de catarata, a cápsula posterior do cristalino pode opacificar, provocando um borramento suave da visão. Essa cápsula é uma membrana onde a lente Intra-Ocular fica apoiada. Isto pode ocorrer a qualquer momento, mas é mais frequente entre 3 meses e 5 anos após a cirurgia. O tratamento para a opacificação da cápsula posterior é simples, feito com laser (YAG laser) que é aplicado por poucos segundos ou minutos.
 

Quanto custa uma cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata pode ter orçamentos bem variados o que depende especialmente da clínica escolhida e da Lente Intra-Ocular a ser implantada.
 

           

 

Copyright 2008 - Todos os direitos reservados - página pessoal - Dr Frederico Bicalho